Participa no nosso grupo no Facebook - aqui!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Contra o encerramento dos centros de saúde
























Bloco de Esquerda contra o encerramento mais cedo e ao fim de semana dos centros de saúde em Guimarães

A Coordenadora Concelhia de Guimarães Bloco de Esquerda vem manifestar o seu mais vivo repúdio à decisão do Ministério da Saúde de reduzir o horário de funcionamento e encerramento dos centros de saúde ao fim de semana no Concelho.
Esta medida virá afectar ainda mais negativamente as populações do concelho e agravar as condições de atendimento nas urgências do Hospital de Guimarães que já manifestam insuficiência de meios.

Este é mais um ataque ao Serviço Nacional de Saúde do governo PSD/CDS, que além do aumento das taxas moderadoras, decide agora através do encerramento de serviços dificultar ainda mais o acesso dos portugueses que mais precisam à saúde.
Esta medida é ainda mais penalizadora: porque vai fazer com que urgências menores, que poderiam ser tratados nos centros de saúde, transitem para os hospitais aumentando assim o número de casos a tratar, o que fará com que inevitavelmente deixem de conseguir dar resposta necessária.

Com os recentes aumentos das taxas moderadoras, as populações verão dificultado o acesso aos cuidados de saúde, e tememos que muitas famílias com casos de atendimento necessário deixem de acorrer ao hospital por falta de meios económicos.

A direita caminha assim firmemente para a destruição do Serviço Nacional de Saúde, favorecendo os interesses de clínicas e hospitais privados, e deixando uma boa fatia da população vimaranense sem acesso aos cuidados de saúde que a constituição prevê.

Considerando que esta decisão de encerrar mais cedo e ao fim de semana os centros de saúde prejudica gravemente os interesses da população do concelho, o Bloco de Esquerda de Guimarães manifesta a sua solidariedade a todos aqueles que são vítimas desta politica e apela a todos aqueles que defendem o SNS consagrado na constituição, que lutem para que estes direitos não sejam destruídos.

A coordenadora concelhia do BE
Guimarães