Participa no nosso grupo no Facebook - aqui!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Desemprego atinge máximo histórico


O Bloco de Esquerda considera que o aumento do desemprego, que atinge hoje a taxa mais alta de sempre,  é resultado directo das políticas da troika e da estratégia de facilitar o desemprego que se têm sido levadas a cabo por este governo PSD/CDS, com a conivência do PS.
A política de Passos Coelho é a de criar desemprego, já no início de Maio o primeiro-ministro afirmava, de forma absolutamente displicente e despreocupada, que a taxa de desemprego ia aumentar em 2012, está apostado nisso até já criou um slogan: “o desemprego é uma oportunidade”.
Numa altura em que Portugal atinge o pico da taxa de desemprego, tal atitude de um primeiro-ministro  é inadmissível.
Ter o desplante de afirmar que o desemprego deve ser encarado como oportunidade, quando é uma situação alarmante que afecta famílias inteiras, e de salientar sobretudo aqueles que já não tem idade de voltar a entrar no mercado de trabalho - como no caso do Vale do Ave onde  o tecido industrial foi abandonado, e os trabalhadores dessas empresas não vêem qualquer possibilidade de emprego, seja pela idade, ou pela simples falta de oferta -  isto mostra bem que o governo lida com uma ligeireza incompreensível com esta situação e que não vê nisto um problema. 

O Bloco de Esquerda entende que a proporção que o desemprego assume hoje é um dos problemas mais importantes do país e reafirma que é preciso recuperar o investimento para que se possa criar emprego, o que não é possível quando se aceita impassivelmente o saque da troika à nossa economia. 
Trata-se de uma situação insustentável: um milhão de pessoas no desemprego, significa uma perda de milhões quer em produção quer em contribuições para a segurança social.
Para recuperar a economia não se pode facilitar os despedimentos, é necessário inverter este ciclo e rejeitar de forma irredutível as políticas de austeridade que não fazem mais que afundar o país, e nele a vida de milhares de pessoas. 

Sem comentários: