Participa no nosso grupo no Facebook - aqui!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Caridade, “Compadre” “Cunha”!

Depois de, ao longo do ano, aturar todo o tipo de peditórios, em que nos apareciam pela frente as ligas de amigos de tudo o que é doença, os Romenos, os toxicodependentes, os bombeiros, os escuteiros, as comissões de festas, os estudantes que querem fazer uma visita de “estudo” a Inglaterra, os grupos de jovens que querem ir em “peregrinação” a Roma, etc. etc., chegou a época alta da caridade, em que se apela ao sentimento do povo para prestar “solidariedade”.

Entre todos estes peditórios, destaca-se o banco alimentar contra a fome que, apesar da crise, conseguiu bater recordes na recolha de alimentos. Curiosamente são as maiores vítimas da crise que mais contribuem, ou seja, dá o pobre ao miserável.

Depois aparecem os famosos “almoços de natal” para os reformados, “oferecidos” pelas câmaras municipais e juntas de freguesia, onde se fazem discursos carregados de emoção e o idoso se sente na obrigação de agradecer a posta de bacalhau, o copo de tinto e o bolo-rei que, afinal, pagou.

A caridade não acaba aqui! Temos também aquela ao nível de compadre:
- O seu banco está à beira da falência? De quantos milhões precisa?
- A sua construtora está em crise? Não se preocupe, arranjamos umas parcerias público - privadas, em que nós aplicamos o capital e vocês ficam com os lucros.
- O Sr. Presidente de Junta ou colega de partido, encerrou a sua micro – empresa? Vamos tentar encontrar uma solução, quem sabe, numa “oficina” ou numa “tempo livre”.

Com esta, entramos na área da “cunha”, em que os “cunhados”, com uma mudança de filiação partidária e/ou candidatura, lá vão agradecendo favores recebidos.

Mas (Há sempre um mas…), de quando em vez, aparece o Ministério Público a causar dissabores a esta gente, pondo ao léu alguma da promiscuidade existente na administração pública, principalmente local, onde o “compadrio” mais facilmente ganha raízes.

Exemplo disto são as notícias, avançadas pela imprensa, dando conta da investigação, que está a decorrer, sobre antigos e actuais responsáveis da câmara de Guimarães. Neste caso, estão em causa permutas, validações, valorizações e desvalorizações de terrenos que, a confirmarem-se, lesaram a autarquia em centenas de milhar de euros.

Independentemente da veracidade das acusações, estes sinais vem dar razão ao Bloco de Esquerda, que sempre se manifestou contra as parcerias público-privadas e dos benefícios para alguns, à custa do que é de todos. Veja –se o exemplo Vimágua, dos transportes públicos, da higiene e limpeza ou da cultura e desporto. Estão a construir parques de lazer, preferencialmente junto, dizem, dos cursos de água que, entretanto, vão recebendo descargas de saneamento e outras poluições.

Esta continua a ser a caridadezinha hipócrita, praticada por aqueles que deveriam zelar pelo bem de todos e não apenas de alguns. Para isso, são muito bem pagos por nós ou não estariam lá.

Joaquim Teixeira in Povo de Guimarães


Sem comentários: