Participa no nosso grupo no Facebook - aqui!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aumento nos transportes

A coordenadora concelhia de Guimarães do Bloco de Esquerda, reunida a 2 de Fevereiro, vem expressar a sua total oposição a mais um aumento dos transportes públicos, que vem agravar ainda mais a débil situação económica de muitos vimaranenses. O Bloco de Esquerda de Guimarães entende que é neste momento da maior importância apoiar as famílias mais carenciadas do concelho, os trabalhadores e estudantes que sofrem o impacto provocado pelos aumentos brutais dos transportes, em especial aqueles com menores rendimentos.


A mensalidade dos passes dos transportes públicos representa uma fatia importante do orçamento das famílias, despesa essa que contribui para a diminuição real dos salários e do poder de compra. Para muitas famílias, sobretudo para os trabalhadores que já enfrentam sérias dificuldades não há como fugir a esta realidade, uma vez que não existe qualquer alternativa.

O transporte público tem um papel crucial na mobilidade, na poluição, e no trânsito, mas é ainda mais decisivo na vida das pessoas que dele dependem para ir trabalhar ou estudar.
Salienta-se ainda que esta medida é contraproducente e põe em causa os esforços de anos para promover os transportes públicos e retirar o trânsito das cidades .

As famílias estão neste momento sob o maior ataque deste governo. São elas que têm de suportar todos os aumentos, sem qualquer alternativa nem capacidade de fuga. Os transportes públicos são um serviço essencial e é profundamente injusto que os trabalhadores e as famílias com estudantes sejam o alvo destas medidas tão penalizadoras que na prática representam o agravamento das condições de vida e consubstanciam um roubo sobre os salários mais baixos.

A coordenadora concelhia encetará ainda este mês um conjunto de acções de protesto e exigência de medidas protectoras no sector dos transportes.

Sem comentários: