Participa no nosso grupo no Facebook - aqui!

sábado, 3 de abril de 2010

Bloco pede esclarecimentos sobre viaduto de Nespereira


Há já vários meses que o Bloco de Esquerda está a acompanhar o problema do viaduto em Nespereira. Nesse sentido, consultamos a população e enviamos perguntas ao Governo, através do deputado eleito por Braga, Pedro Soares.
Depois da resposta do Executivo, na última Assembleia Municipal entregamos um requerimento dirigido à CM de Guimarães. Ainda não obtivemos resposta.


Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal,

Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que os habitantes da Freguesia de Nespereira estão a ser prejudicados pela solução encontrada pela REFER, na altura do alargamento da linha férrea Lousado – Guimarães, com a substituição de duas passagens de nível existentes até ao fim de 2003, por um viaduto e uma passagem superior para peões.
Porém, é generalizada na população a discordância com estas soluções para o atravessamento da linha.
De facto, as alternativas às antigas passagens de nível tornaram-se em acessos muito críticos, tanto para quem se desloca a pé e tem escadarias muito difíceis de vencer, como para as próprias viaturas que enfrentam um viaduto com uma inclinação elevadíssima.
Os habitantes de Nespereira já, por diversas vezes, demonstraram o seu descontentamento em relação a estas ‘alternativas’. Apesar disso, a Câmara Municipal de Guimarães nunca atendeu às suas reivindicações, nem nunca respondeu aos seus apelos.
De acordo com a resposta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, a uma pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, «foi contemplada a supressão de todas as passagens de nível, mediante soluções consensualmente acordadas com as Autarquias Locais».
Por outro lado, o ministro confirmou as suspeitas do Bloco de Esquerda: esta solução apenas foi adoptada devido à existência de um túnel paralelo à linha ferroviária que liga duas áreas da fábrica FILASA.

Tendo em conta o exposto, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, vem por este meio e ao abrigo do art. 2.º, ponto 1, alínea f do regimento da Assembleia Municipal, solicitar à Câmara Municipal os seguintes esclarecimentos:

1- O túnel paralelo referido está legalizado e autorizado? Desde que data?

2- Já alguma vez a Câmara Municipal de Guimarães tentou resolver este problema? Contactou a REFER? Se sim, qual foi a resposta?

Sem comentários: